Texto e foto: Didi Toscano

Ao ver algumas matérias escritas  pelo meu primo e compadre Junior Galdino sobre Florânia, me veio a memória um fato inusitado. Eu tinha apenas onze anos e morava no sítio Fechado de Miguel Garcia quando o então prefeito da cidade, Padre Sinval anunciou na Ave Maria que no dia do aniversário de Florânia íamos ter na cidade uma exibição de pára-quedismo.

Fiquei radiante com aquela notícia e na manhã daquele dia peguei minha bicicleta Monark verde e corri pra cidade, mas precisamente para o campo de futebol, eu não entendia muito bem das coisas políticas de Florânia, mas lembro que ouvi algumas pessoas dizerem que isso era só conversa de político e que o que iríamos ver na verdade era avião de barro e para quedas de cera.

Pois bem na hora marcada, roncou no céu o avião e os pára-quedistas foram descendo um a um, o show estava completo e o público radiante. Eu mal esperava  a hora de chegar em casa e contar pros meus pais.

Como era ano de eleição voltei a cidade com meus pais à noite para assistir o comício e tive ali a minha primeira aula de poesia popular, um repentista que já não lembro o nome cantou esses versos que ficaram gravados na minha memória até hoje:

Dia 20 de outubro

Caiu numa quarta feira

Só se via adversário

Tudo doido na carreira

Uns a pé, outros de carro

Pra ver avião de barro

E “apara queda” de cera

Quando o avião subiu

Que o “apara queda” desceu

Nem o barro se quebrou

E nem a cera  derreteu.

(mulé, mulé, mulé, veja briga como é, mulé, mulé, mulé, veja briga o quer que dar).

Texto e foto: Didi Toscano.

Sobre Domingos e Junior

somos Pedagogo e geógrafo

Deixe um comentário

